17/10/2022
Subestações são instalações elétricas formadas por equipamentos que são responsáveis pela transmissão, distribuição e controle da energia elétrica
Antes de chegar até a sua casa, a eletricidade percorre um grande caminho dentro de um sistema de transmissão que começa nas usinas e passa por estas subestações, onde há equipamentos chamados transformadores que fazem o aumento ou a diminuição da tensão para ser usada em sua residência.
Quando elas elevam a tensão elétrica evitam a perda excessiva de energia durante o percurso. Quando abaixam, já nos centros urbanos, permitem a distribuição da energia pela cidade para as casas e comércios.
Apesar de mais baixa, a tensão utilizada nas redes de distribuição ainda não está adequada para o consumo residencial imediato, e é por esse motivo que a instalação de transformadores nos postes das ruas é tão importante, pois eles reduzem ainda mais a tensão que vai para as residências, estabelecimentos comerciais e outros locais de consumo.
As subestações podem ser classificadas quanto à sua função, nível de tensão, sua instalação ou, então, forma de operação.
São aquelas que convertem a tensão para um nível diferente, maior ou menor.
São localizadas nas saídas das usinas geradoras e elevam a tensão para níveis de transmissão.
Estão localizadas nas periferias das cidades e diminuem os níveis de tensão evitando, assim, problemas para os municípios e população.
Ela diminui a tensão para o nível de distribuição primária residencial, essas podem pertencer à concessionária ou a grandes empresas consumidoras.
É responsável por interligar circuitos de suprimento sob o mesmo nível de tensão tornando possível sua multiplicação permitindo que pequenos trechos, em comprimento, sejam energizados.
São responsáveis pelo chaveamento de linhas de transmissão.
As subestações elétricas também podem ser classificadas quanto ao nível de tensão elétrica, sendo divididas em baixa, média, alta e extra-alta tensão:
Baixa tensão: subestações com níveis de tensão de até 1 kV.
Média tensão: subestações com níveis de tensão entre 1 kV e 34,5 kV.
Alta tensão: subestações com níveis de tensão entre 34,5 kV e 230 kV.
Extra-alta tensão: subestações com níveis de tensão maiores do que 230 kV.
As que ficam a Céu Aberto são construídas em locais amplos ao ar livre e precisam de equipamentos específicos para funcionamento e para aguentar as intempéries do tempo, exigindo mais manutenções e cuidados específicos.
Subestações Abrigadas são construídas em locais abrigados e os equipamentos são colocados no interior de construções, mantendo sua segurança e garantindo um tempo de vida maior. Elas podem ser construídas em edificações, câmara subterrânea, cubículos metálicos e subestações isoladas a gás.
Essas subestações dependem totalmente das tomadas de decisões e do controle do sistema por parte de um operador bem treinado e com uma grande responsabilidade.
Esse tipo de subestação tem computadores ou sistemas de segurança eletromecânicos que impedem operações indevidas e diminuem possíveis problemas na rede da subestação.
Nas automatizada, o controle do sistema é realizado por meio de computadores e softwares, diminuindo ao máximo a chance de erros ou problemas inesperados.
Quando acontecerem problemas ou falhas inesperadas, você pode contar com uma equipe especializada e pronta para fazer a manutenção corretiva, basta entrar em contato com a Automatic.
A Automatic trabalha com as melhores soluções na hora de projetar, consolidar e executar subestações de qualidade até 230kV , fornecendo estudos de proteção e seletividade bem como parametrização de relés e equipamentos associados. Atuando tanto para subestações de transmissão quanto de distribuição a Automatic também oferece serviços de montagem e comissionamento de Bays de conexão de concessionárias, linhas de transmissão e distribuição, transformadores e equipamentos de média e alta tensão.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais: