04/10/2022
A Automação industrial é o direcionamento e aplicação de tecnologias para a realização de tarefas de controle e funções, objetivando a otimização dos processos produtivos integrando as áreas eletrônicas, mecânicas e internet das coisas, aumentando produtividade e assegurando uma melhor competitividade no mercado industrial.
Industria 4.0
Em 2011, na Alemanha, um conceito foi apresentado ao público propondo uma mudança no âmbito de como as fábricas e indústrias costumavam operar. Uma descentralização do controle dos processos produtivos com o auxílio da tecnologia e automação para conectar e elevar a produção reduzindo custos.
Para isso, era necessário que a indústria investisse na internet das coisas, no controle dos seus processos e em um bom estudo de mercado e monitoramento de ativos para que conseguisse se preparar para a indústria 4.0.
Automação Industrial
O conceito da Indústria 4.0 trouxe consigo um conceito forte de otimização de processos e de aplicação das tecnologias para substituir os trabalhos manuais por tarefas mecanizadas, criando novos empregos e profissões que se adequam com a necessidade do mercado e diminuindo riscos ao trabalhador.
Sendo assim, os objetivos da Automação Industriais ficam bem claros
- Melhorar os resultados das indústrias
- Reduzir os custos
- Diminuir riscos ao trabalhador
- Aumentar a produção industrial e sua capacidade produtiva
- Extinguir trabalhos considerados de alto riscos e com grande probabilidade de acidentes
- Simplificar processos de manutenção
- Reduzir falhas humanas e aumentar a precisão da execução das etapas de produção
- Aumentar a Eficiência dos processos
- Reduzir o consumo de energia elétrica e humana na operação
- Diminui a emissão de resíduos e poluentes
- Redução de Custos
- Criação de novos empregos, mais seguros e profissionais
- Criar um novo mercado de profissionalização dos trabalhadores da indústria
- Dentre outros.
Vantagens da Automação Industrial
Sendo mais viável para uma indústria, economicamente e processualmente e proporcionando desenvolvimento de produtos mais eficientes, de maior qualidade e com padrões altos sem falhas. A automação torna os processos mais flexíveis e diminui os riscos de profissões consideradas insalubres e perigosas.
A capacidade de comunicação ente a s maquinas e os colaboradores de forma mais clara, precisa e simples desenvolve uma produção com pouca interferência humana na hora da tomada de decisões, os sistemas de automação notificam problemas e falhas nos equipamentos para uma central de operações, fazendo com que o responsável apenas apure e analise os dados e enviar para o setor de manutenção, tomando decisões de acordo com o objetivo principal da produção, isso tudo em tempo real e remotamente.
A automação
A automação dos processos produtivos é viável economicamente por diversas razões, desde o padrão de qualidade, excelência qualitativa, diminuição de riscos e falhas, economia dos recursos energéticos e matérias –primas e diminuição dos riscos de interrupção do trabalhado da indústria.
É incontestável que a implementação de sistemas automatizados torna os processos industriais mais flexíveis, tanto no que se refere à capacidade de produção como à possibilidade de avanços tecnológicos e financeiros para as fábricas.
Para conhecer mais sobre Automação e ter um projeto que supra todas as suas necessidades, entre em contato com a Automatic e conheça todos os produtos e serviços de automação industrial.
Compartilhe este conteúdo nas redes sociais: