18/05/2023

Alunos do ensino médio integrado do IFC- Luzerna realizam visita técnica à PCH Linha Rica

 Alunos do ensino médio integrado do IFC- Luzerna realizam visita técnica à PCH Linha Rica

Os estudantes do ensino médio integrado em Automação Industrial do Instituto Federal Catarinense em Luzerna (IFC - Luzerna) vivenciaram uma experiência enriquecedora durante uma visita técnica à Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Linha Rica. A visita, cujo propósito era a integração de disciplinas, permitiu aos alunos aprofundar seus conhecimentos sobre hidrelétricas, além de oferecer uma oportunidade única de aplicar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula.

Com um grupo entusiasmado, a visita técnica à PCH Linha Rica foi cuidadosamente planejada pelos professores das disciplinas envolvidas no projeto, que incluíam instalações elétricas industriais, informática industrial, instrumentação e controle de processos, física, química e biologia. O tema do ano letivo, hidrelétricas, serviu como pano de fundo para a realização dessa atividade, que tinha como objetivo principal a integração de conhecimentos e a promoção de uma visão holística do setor.

A PCH Linha Rica foi escolhida como destino por sua relevância regional, além de oferecer um ambiente propício para a compreensão dos processos envolvidos na geração de energia hidrelétrica. Os alunos foram recebidos pela equipe da Automatic, que os guiou por uma visita completa, proporcionando uma visão abrangente de todas as etapas do processo, desde a captação da água até a produção de energia elétrica.

Durante o percurso, os estudantes puderam observar de perto os equipamentos e dispositivos utilizados na geração de energia, como turbinas, geradores e sistemas de controle. Através de explicações detalhadas dos profissionais que atuam com a PCH Linha Rica, os alunos puderam estabelecer conexões entre as disciplinas estudadas e compreender a importância de cada uma delas para o funcionamento eficiente de uma hidrelétrica.

A visita técnica proporcionou uma oportunidade única para os alunos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os conceitos teóricos de instalações elétricas industriais, informática industrial, instrumentação e controle de processos, física, química e biologia ganharam vida diante dos olhos dos estudantes, reforçando sua compreensão e estimulando um aprendizado mais significativo.

Além disso, a interação com os profissionais do setor possibilitou aos alunos a troca de experiências e a obtenção de informações valiosas sobre as oportunidades de carreira na área de automação industrial e hidrelétricas. Essa interação direta inspirou os estudantes a buscar novos desafios e a considerar a possibilidade de se dedicarem a essa promissora indústria

Veja Mais Imagens



Compartilhe este conteúdo nas redes sociais: